Utilidade Pública

Dicas e orientações ao cidadão

O abastecimento de água e esgotamento sanitário são essenciais para a promoção da saúde e da qualidade de vida. O SAMAE proporciona esses serviços públicos garantindo o conforto e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Cada cidadão também desempenha um papel importante nesse processo, confira algumas dicas e orientações importantes que buscam a economia, a manutenção e a garantia dos recursos.


Limpando a caixa d'água

Feche o registro e consuma a água do reservatório até restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa.

Aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente! Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

Boia, flanges e conexões também devem receber a mesma atenção para a higienização. Amarre a boia para o alto, o que permite que o registro fique aberto para abastecer o restante da casa.

Esfregue as paredes e fundo da caixa, a água deve ser retirada com ajuda de um balde ou copo de plásticos. Não use itens de vidro para evitar contaminação se houver quebra do mesmo.

Abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Com a caixa novamente cheia, despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Aguarde 2 horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento.

- Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

É preciso que o reservatório fique totalmente seco e que todos os resíduos do fundo da caixa sejam retirados. Um pano pode ser usado para auxiliar a retirar totalmente a água do local

Em seguida, a caixa poderá receber nova remessa de água. Não se esqueça de repetir todo o processo na tampa e se certificar do fechamento correto do reservatório.

O VAZAMENTO INVISÍVEL

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido